O PROTESTANTE

 

                                                           O PROTESTANTE
No dia 31 de Outubro de 1517 ao se aproximarem da única igreja existente, um grupo de pessoas perceberam que havia algo diferente. Um aglomerado de pessoas se apertava na tentativa de ler aquelas palavras escritas e pregadas na porta do grande templo da Igreja de Wittenberg.

Depois de muita tentativa finalmente eles conseguiram se aproximar e ler aquelas palavras que mudaria para sempre à história do cristianismo. Eram as 95 teses de Lutero onde ele argumentava contra a única igreja existente. Foi um choque para todos!
Nove anos após a afixação das 95 teses na igreja de Wittenberg, em Agosto de 1526, houve uma reunião do parlamento alemão onde foi definido que cada governo dentro do império tinha a liberdade de escolher a religião que queriam seguir. Mas em 1529 houve outra reunião igual a essa de 1526 e a decisão não foi tão favorável aos seguidores da nova religião. Essa decisão de 1529 motivou o conhecido “protesto” de alguns Estados e príncipes alemães. Assim os seguidores da nova igreja ficaram conhecidos como “os protestantes”, ou seja, aqueles que protestaram.
Da reforma protestante é que vem as cinco solas conhecidas como sendo o pilar da reforma protestante, esse pilar por sua vez tem origem nas Escrituras Sagradas, Sola fide (somente a fé); Sola scriptura (somente a Escritura); Solus Christus (somente Cristo); Sola gratia (somente a graça); Soli Deo gloria (glória somente a Deus).
A reforma bem como o protesto dos protestantes, só foi possível porque o fundamento de toda a reforma foi as Escrituras. A reforma é uma volta à fidelidade as Escrituras, somente com base nas Escrituras Sagradas é que podemos protestar de forma que esse protesto venha a ser coerente e transformador para toda a sociedade. Ser protestante é ser bíblico, é ser fiel as Sagradas Escrituras, é promover mudanças com bases bíblicas para glória de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *