ATOS 29

A Importância de Estudar a História da Igreja.
 
O homem é fascinado e atraído pela história. Pois, é na história que ele encontra os fundamentos para as suas crenças. Deus se revelou na história aos homens de todas as culturas, primeiramente através dos judeus, mas agora, nos últimos dias, ele se revelou a toda à humanidade através de seu Filho, o nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo (Hebreus 1.1).

A importância em estudar a história da igreja é devido ao fato de o cristianismo ter sido a religião mais global e universal de todos os tempos, e ter influenciado, ao longo dos tempos, muitos povos e nações, sociedades inteiras têm sido transformadas pelo impacto do cristianismo através da igreja. Em segundo lugar é importante para o cristão estudar a história da igreja porque é nessa história que ele encontrará as sua raízes, é nessa história que ele encontrará exemplos de homens e mulheres que perseveraram em meio a dor e sofrimento, encontrará pessoas que abandonaram a fé e cometeram erros crassos, assim poderá seguir os bom exemplos dos que perseveraram e evitar erros antigos que os cristãos cometeram no passado.
 
O que é História?
 
Em primeiro lugar história é um acontecimento acabado e definido, ou seja, que teve um objetivo singular na época do seu acontecimento. Um evento que ocorreu no passado como resultado da ação humana, este acontecimento jamais poderá se repetir, pois ele é único. Eventos similares poderão ocorrer, mas não eventos iguais, pois as pessoas são semelhantes, não iguais, e, além disso, cada pessoa é a afetada por diferentes circunstancias e vivem em locais diferentes em tempos que diferem um do outro. A história como acontecimento só pode ser conhecida plenamente por Deus.
Em segundo lugar é a informação que temos a respeito de determinado acontecimento. Essa informação pode estar guardada em forma de documentos ou objetos relacionados ao acontecimento, por exemplo: os rolos do mar morto, são documentos que nos informam algo a respeito da história, uma bula papal é um objeto que também nos informa algo a respeito da história.

 

Em síntese, história é um acontecimento passado que somente Deus pode conhecer plenamente e história é também a informação a respeito da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *