A MÚSICA NOSSA DE CADA DIA

A MÚSICA NOSSA DE CADA DIA

            A música sempre fez parte da vida do ser humano, desde o princípio. Já no livro do Gênesis podemos ver a música fazendo parte do dia-a-dia dos homens mais antigos (Gênesis 4.21). Mas será que este instrumento de alegria, que evoca os mais distintos sentimentos no ser humano, foi inventado pelo homem? A Bíblia nos ensina que quando Deus criava a terra “as estrelas da alva juntas alegremente cantavam” (Jó 38.7) Portanto, podemos ver através do relato bíblico que a música é anterior ao ser humano, já existia antes da criação, Logo, Deus é o autor da música.

A música é um presente de Deus ao ser humano, homens e mulheres se beneficiam dessa poderosa arte. Ela tem o poder de transformar os sentimentos do ser humano, de deixá-lo triste, e também alegre. Músicas conhecidas nos ajudam a recordar momentos marcantes de nossa história. A música sempre conta uma história, ou a nossa ou a história do outro. A música fala de sonhos, sonhos que não se realizaram e sonhos que podem ser realizados. A música esta em evidencia seja no meio secular ou no meio religioso. Ela faz parte das nossas histórias.
A música, por ter um alto apelo para as emoções, move as pessoas. O nosso apetite por músicas novas é insaciável. A música é usada para diversos fins, ela é usada para homenagear os amigos, conquistar aquela paquera desejada, e também é usada para vender produtos. A música foi utilizada na história para defender impérios e derrubar ditaduras. Ela chama o povo para uma ação. Ela é altamente apelativa.
Tendo a música esse alto apelo emotivo, como a usamos em nossas igrejas? Estamos usando-a para ensinar as verdades eternas da Palavra de Deus, ou estamos usando-a para distorcer a Palavra de Deus e colocar Deus dentro de um quadrado, limitando as sua ações e fazendo dele um servo ao invés de Senhor?
Estamos utilizando a música na igreja para contar a história de nosso Salvador? Estamos adorando a Deus com as nossas músicas? Estamos buscando  cantar e tocar para a glória de Deus?
São perguntas pertinentes que precisamos responder, pois em muitas igrejas temos visto a música sendo usada para colocar Deus dentro de uma teologia em que ele serve ao ser humano e não o contrário. Muito de nossas músicas tende a fazer chantagem com Deus para alcançarmos os nossos desejos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *