O LUGAR MAIS CORRUPTO DO MUNDO

           Você sabe qual é o lugar mais corrupto do mundo?

Existe uma ONG que se chama Transparência Internacional, recentemente ela divulgou uma pesquisa que mostra como a corrupção é percebida e sentida pela população em 177 países. O Brasil ficou na 72º posição entre os 177 países, o país menos corrupto é a Dinamarca e o pior país é a Somália. Mesmo a Somália sendo o pior país entre os pesquisados, esse não é o lugar mais corrupto do mundo.

Em todos os países existe corrupção. É importante notar que, quanto mais corrupto o país for, maior será a miséria, a violência, a injustiça e a distribuição injusta da renda no país. No entanto, a corrupção é pouco combatida, principalmente nesses lugares, isso, porque o lugar mais corrupto do mundo é um lugar que o homem desconhece e não tem nenhum poder para transformá-lo.  O lugar mais corrupto do mundo é tão antigo quanto à humanidade.
Alguns podem sugerir que a escassez de recursos é a causa número um para o aparecimento da corrupção. Uma vez que, ser corrupto é aproveitar a oportunidade para obter algo que de outra maneira não seria possível. Qualquer pessoa pode se envolver num atividade corrupta, basta para isso, verificar se os riscos compensam os ganhos. Entretanto, quando verificamos o surgimento da corrupção, o ser humano estava num ambiente totalmente seguro e farto. Não havia fome, não havia injustiça, não havia escassez, mesmo assim a corrupção conseguiu surgir como uma força devastadora.
O primeiro corrupto na terra, sem dúvida, foi Satanás, ele já era corrupto antes de chagar aqui, e também já tinha corrompido outros antes de chegar aqui. Os primeiros a serem corrompidos foram Eva e Adão. Só pode corromper aquele que é corrupto.
Adão e Eva estavam numa posição privilegiada. Eles tinham acesso direto à presença de Deus. No final de cada tarde Deus ia até o jardim para conversar com eles. Adão e Eva tinham acesso a todos os recursos para viverem muito bem no jardim com: água potável, puríssima e sem poluição, todo tipo de frutas, legumes e verduras; não havia medo da morte, não havia medo de ficar com fome ou sede; o homem se realizava na mulher e a mulher no homem e ambos em Deus.
Mas, como o ser humano é corrompido? A ele é oferecido àquilo que ele não precisa, mas deseja. O corruptor não ataca onde existe necessidade e sim onde existe desejo. O homem ludibriado, mas, consciente dos seus atos, aceita a proposta que lhe está sendo ofertada a fim de obter aquilo que ele não precisa, mas deseja.
Foi exatamente o que aconteceu com Adão e Eva, eles tinham todas as suas necessidades atendidas, mesmo se utilizarmos a hierarquia das necessidades do psicólogo Abraham Maslow, veremos que Adão e Eva não tinham que se queixar. Na hierarquia da necessidades de Maslow, vemos que as quatro primeiras são necessidades motivadas por deficiência, são elas: Fisiológicas, Ar, comida, bebida, sono, calor, exercício; Segurança, estabilidade, saúde, abrigo, dinheiro, emprego, Adão e Eva não precisavam desses dois últimos; Amor e Pertencimento, aceitação, amizade, intimidade, relacionamentos; Autoestima, conquista, reconhecimento, respeito, competência. As quatro últimas necessidades da hierarquia de Maslow são motivadas por crescimento, são elas: Cognitiva, conhecer, compreender; Estética, ordem, beleza, simetria; Autorrealização, alcançar o seu potencial pessoal; e Autotranscedência, ajudar os outros, ligar-se a algo além de nós mesmos.  Mesmo fazendo Adão e Eva passarem por essa análise das necessidades, através de uma teoria moderna, vemos que eles tinham todas as necessidades atendidas. Além de terem todas as necessidades atendidas, eles não tinham pecado. Mesmo assim eles foram corrompidos. Satanás atacou o desejo deles, pois não tinha outra brecha além dessa para ser atacada. O desejo de Adão e Eva é que eles queriam ser como Deus. Desejaram aquilo que não precisavam.
Através desse ato, Adão e Eva abriram a porta para a entrada do pecado no mundo. Com o pecado veio todo tipo de desgraça, maldição, miséria, corrupção e morte. O homem foi enganado, mas ele quis ser enganado. Com o crescimento da humanidade, o pecado foi  se alastrando, pois, todos pecaram, só existiu um ser humano que não nasceu em pecado, o nome dele é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Todos os outros nasceram em pecado. O homem tornou-se um ser corrupto no jardim do Éden, sob a tutela de Deus, cercado por privilégios, segurança e alimento.
O Filósofo francês do século dezoito Jean Jacques Rousseau (1712–1778), defendia que o ser humano era bom, deste modo começando a filosofia humanista que coloca o ser humano antes de Deus. Ele disse, “o Homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. Mas, a revelação de Deus nos ensina outra coisa, Ensina-nos que o ser humano nasce em pecado. Ele não é pecador porque peca, ele peca porque é pecador. Ele já nasce corrupto porque já nasce em pecado. Não estou falando da corrupção como colocada no artigo anterior, mas, falando etimologicamente, o ser humano já nasce corrupto e corrompido, ou seja, quebrado em pedaços, ele não nasce inteiro, ele já nasce deteriorado, modificado, misturado.
Tiago fez uma pergunta interessante para os seus leitores do primeiro século: “De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? (Tiago 4.1) Brigas, guerras e contendas começam com palavras, Jesus por sua vez disse que “… A boca fala do que está cheio o coração.” (Mateus 12.34) A fonte é o coração. O ser humano só reproduz o que ele é. Existe corrupção no mundo porque o ser humano é corrupto. Adão e Eva eram livres e puderam fazer uma escolha, e fizeram, mas, foi a escolha errada.
Veja o que Paulo falou aos cristãos de Roma no primeiro século a respeito do homem natural, o homem que nasce em pecado e consequentemente é corrupto:
“Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus.Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”.“Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam”. “Veneno de serpentes está em seus lábios”.“Suas bocas estão cheias de maldição e amargura”. “Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz”. “Aos seus olhos é inútil temer a Deus”. (Romanos 3.10-18)
Veja como esse texto do século primeiro parece à descrição de alguns corruptos da sociedade. E é exatamente uma descrição dos corruptos de nossa sociedade e de todas as sociedades de todos os tempos. É uma descrição do ser humano que nasce em pecado.

 

Qual é o lugar mais corrupto do mundo? O coração do ser humano, esse é lugar mais corrupto do mundo. Só que então aparece um problema, pois, etimologicamente falando, corrupção é: quebrado em pedaços, e aquilo que está quebrado em pedaços não tem conserto está perdido. Usando o silogismo aristotélico fica assim então: O corrupto está quebrado em pedaços, A corrupção vem do pecado; O ser humano é pecador, logo o ser humano está quebrado em pedaços e não tem conserto. O Brasil está cheio de seres humanos, logo o Brasil está quebrado. O que fazer? Insisto com a minha proposta do artigo anterior, morte e reinvenção dos brasileiros. Já que o que está quebrado não tem conserto ele precisa ser feito de novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *