LIVRAI-NOS DO MAL

           O que é o mal a que Jesus está se referindo nessa oração? Por que os seres humanos quando são regenerados não são automaticamente arrebatados para o céu para ficar com o Senhor Jesus Cristo para sempre?  Não seria essa uma forma de sermos livres do mal permanentemente? No entanto Jesus ora ao Pai pedindo para que os seus seguidores (regenerados) não sejam tirados do mundo, mas para que eles sejam livres do mal.

          Existe um detalhe muito importante nesse contexto (da oração de Jesus) que revela porque os discípulos de Jesus Cristo não são retirados do mundo logo quando creem. Jesus diz que Deus o enviou a terra (João 17.3) e que ele cumpriu a tarefa (propósito) para o qual Deus o enviou para a terra, ele diz: “Eu te glorifiquei na terra” (João 17.4). Assim como Deus enviou Jesus Cristo ao mundo, Jesus envia os seus discípulos ao mundo (João 17.18), para que?

Jesus diz que através da vida dos seus discípulos ele tem sido glorificado (João 17.10). Jesus nos ensina que a vida dos seus verdadeiros discípulos o glorifica. Nós servos de Jesus Cristo temos um propósito a cumprir: glorificar ao Senhor! Por isso, não somos tirados do mundo quando somos regenerados, pois devemos glorificar ao Senhor, Não os tire do mundo, pois eles têm uma obra para ser realizada, não os tire do mundo, pois eles não cumpriram o propósito para o qual eu os enviei, não os tire do mundo, pois Eu tenho sido glorificado através da vida deles, não os tire do mundo, pois assim como o Senhor me enviou ao mundo e Eu te glorifiquei, assim eu os envio ao mundo para que Eu seja glorificado através da vida deles.
É por isso que Jesus roga ao Pai para que os seus discípulos sejam livres do mal (maligno), pois o maligno tentará, de todas as formas, tirar os discípulos do propósito principal de suas vidas que é glorificar o Senhor. O maligno utilizará todas as artimanhas do mal para desviar os discípulos de fazerem a obra que o Senhor designou para os seus discípulos que é glorificar o Senhor.
O que é o mal? A palavra mal, em grego (πονηροῦ), é uma palavra que pode ser entendido gramaticalmente tanto como neutro ou masculino, o mal como algo abstrato ou o mal como equivalente ao Diabo. O mal é o maligno que quer atrapalhar os regenerados de cumprirem o propósito para o qual foram chamados. O mal é tudo o que desvia (pecado, apostasia) os discípulos de Jesus Cristo do proposito principal de suas vidas que é glorificar o Senhor.  O mal é o Diabo que tem lançado dardos inflamados contra os filhos de Deus (Efésios 6.16), que tem andado ao derredor dos filhos de Deus buscando brechas para os devorarem (1º Pedro 5.8). O mal é tudo o que afasta os discípulos do principal propósito de Deus para as suas vidas (Romanos 8.29).
Ser livrado do mal não é ser livrado das aflições, perseguições ou morte, mas glorificar a Deus através dessas aflições. Ser livrado do mal não é ser livrado dos sofrimentos, mas glorificar a Deus através dos sofrimentos. Ser livrado do mal não ser livre das circunstancias adversas, mas glorificar a Deus através de qualquer situação. Ser livrado do mal não é viver sem enfrentar problemas, mas não deixar que nenhum problema o desvie do propósito que Deus determinou para a sua vida, pois “todas as coisas cooperam para o bem daqueles amam a Deus e que são chamados segundo o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. (Romanos 8.28-29)
O que tem desviado você desse propósito sublime que Deus quer para a sua vida? De que maneira você contribui para que esse propósito seja cumprido em sua vida? O que tem atrapalhado você de glorificar ao Senhor? Qual é o mal que você tem enfrentado e que está tentando tirar você dos propósitos de Deus?
ORAÇÃO:

 

Senhor Deus, nosso Pai de amor, livra-nos do mal, livra-nos do poder e influência do maligno, livra-nos de tudo aquilo que tem nos afastado do seu propósito de sermos como Jesus Cristo, livra-nos de tudo o que nos impede do glorificar o Senhor. Queremos fazer a tua obra, queremos glorificar o teu nome e atingir todos os objetivos que o Senhor estabeleceu para nós, em nome de Jesus Cristo, amém. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *