OS CINCO SOLAS DA REFORMA PROTESTANTE – SOLA FIDE

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.(Romanos 5.1-2)
Muitos acreditam que podem fazer alguma coisa para Deus que os torne mais aceitáveis, melhor, mas não. Não existe nada que o homem possa fazer para se justificar diante de Deus.  Muitos tem ido a igreja dominicalmente e ao saírem do culto tem um sentimento de dever cumprido, mas o homem não tem qualquer capacidade de cumprir o seu dever diante de Deus. Muitos têm servido nas igrejas, em diversos ministérios, com a sensação de dever cumprido e de que Deus está devendo bênçãos para ele. Ainda que façamos tudo o que nos é exigido (o que eu duvido muito), somos apenas servos inúteis. Muitos são os que vivem um relacionamento com Deus na base da troca, eles dizem, ainda que não fale com os seus lábios, eles o fazem com as suas atitudes: “Deus eu tenho te amado tanto, te servido fielmente, por que me abandonaste”; “Deus eu entrego todos os dízimos, oferto na tua casa, mas ainda não recebi o que tem buscado do Senhor”; Deus eu sou um frequentador assíduo da tua casa, mas as portas estão todas fechadas para mim, eu estou num beco sem saída”; “Por que Deus”… Esses e tantos outros questionamentos têm sido feitos por pessoas que dizem servir a Deus, que dizem ser servos de Jesus Cristo, que dizem ser salvos.

Quando fazemos evangelismo e aplicamos as duas perguntas do evangelismo explosivo, principalmente a segunda pergunta, vemos em que está baseada a fé das pessoas. Elas estão confiando em sua própria justiça, elas dizem: “eu nunca roubei”, “eu nunca matei”, “eu não desejo o mal para ninguém”, “eu só quero ser feliz e aproveitar a vida, mas eu amo a Deus”. As pessoas têm confiado em suas práticas para merecer o favor de Deus, mas ninguém merece o favor de Deus, ainda que seja o maior filantropo do planeta, ainda que seja alguém que se envolva em todos os projetos possíveis em prol do bem da humanidade. Ninguém merece, absolutamente nada, nenhuma bondade que vem de Deus, tudo o que vem de bom de Deus é por causa do seu amor, é por causa da sua graça. A justificação do pecador diante de Deus é somente pela graça (Efésios 2.8-9).
A inocência dos eleitos foi conquistada na cruz. Em Jesus Cristo os pecados de todos os eleitos foram punidos. Todos os pecados dos eleitos, cometidos no passado, no presente e aqueles que serão cometidos no futuro, foram castigados em Jesus Cristo na cruz do calvário e somente pela fé em Jesus Cristo o eleito é justificado. Quando cremos em Jesus Cristo o nosso pecado é imputado a Ele e a sua obediência, santidade e perfeição são imputadas a nós. Não existe outra maneira disso acontecer sem que seja somente pela fé. Pela fé você é declarado inocente de todos os pecados passados, presentes e futuros. Pela fé você recebe todos os méritos conquistados por Jesus Cristo, somente pela fé. Pela fé o eleito entrará no céu e receberá do Senhor a palavra: “servo bom e fiel entra no gozo do teu Senhor, no Reino que está preparado desde a fundação do mundo para vocês”, isso é justificação. Pela fé em Jesus Cristo o pecador é justificado e isentado de todas as culpas.
O batismo não justifica o ser humano diante de Deus. Tomar a ceia não justifica o ser humano diante de Deus, frequentar os cultos em sua igreja não justifica o ser humano diante de Deus, ajudar o próximo não justifica o ser humano diante de Deus, fazer doações, sejam elas pequenas ou grandes, não justifica o ser humano diante de Deus, participar do grupo de louvor ou do coral da igreja não justifica o ser humano diante de Deus, ser um pregador, pastor, diácono, presbítero, ministro de música, professor de EBD, evangelista, não justifica o ser humano diante de Deus, ser um teólogo e conhecer todas as doutrinas, conhecer a Bíblia de capa a capa, não justifica o ser humano diante de Deus, ser ungido com óleo, “cair no espírito”, falar em línguas, se emocionar nos cultos, na oração, no louvor, na pregação, não justifica nenhum ser humano diante de Deus; ser sério, moderado, fazer tudo com “ordem e decência”, não justifica o ser humano diante de Deus. Somente a fé em Jesus Cristo justifica o ser humano diante de Deus. Não importa a sua raça, a sua idade, a sua nacionalidade, não importa o seu passado, não importa o que você fez, se colocar a sua fé, somente em Jesus Cristo, você será justificados, será declarado inocente diante de Deus, os seus pecados serão cancelados. Somente pela fé!
Examine-se a si mesmo! Você está na fé verdadeira? Você está confiando somente em Jesus Cristo ou tem algo mais? A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6), você tem essa fé que confia somente em Jesus Cristo e agrada a Deus? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *