SÊ TU UMA BENÇÃO

Somente Deus pode fazer uma pessoa grande. Alguns homens tentaram fazer isso ao longo da história, mas tiveram os seus planos frustrados, pois a verdadeira grandeza, aquela que glorifica a Deus e abençoa o próximo, só pode vir de Deus. Os homens tentaram fazer o seu nome grande ao construírem a Torre de Babel, eles queriam dar notoriedade ao nome deles em toda terra, mas tiveram os seus planos frustrados com a confusão das línguas, pois só Deus pode engrandecer o homem, só Deus pode fazer o nome de alguém grande e, toda vez que ele faz isso, ele faz com o propósito de ser glorificado e de que outras pessoas sejam abençoadas através daquele a quem ele faz ter o nome grande, através daquele que recebe a benção.

Deus nos abençoa para que possamos abençoar outras pessoas, Deus nos dá bênçãos para que possamos também dar bênçãos para outras pessoas, quando eu uso os recursos que de Deus me deu para suprir a necessidade do meu próximo eu glorifico a Deus e sou uma benção para o meu próximo. Algumas pessoas julgam o capitalismo como um sistema ilegal que prejudica a igualdade entre as pessoas entre os povos, e que deixa uma pequena parcela da sociedade com muito enquanto a maior parcela da sociedade fica com pouco ou quase nada, entretanto não é o capitalismo que é o problema das pessoas e sim a ganância, não é o desejo de obter lucro, mas sim o desejo de lucrar absurdamente e guardar tudo para si. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1º Timóteo 6.10), é esse amor ao dinheiro que faz um ser humano explorar o seu próximo, é esse amor ao dinheiro que faz um ser humano roubar o seu próximo, é esse amor ao dinheiro que faz um ser humano matar o seu próximo. Deus nos faz ter “lucros” para que também possamos fazer outras pessoas lucrarem.
Todos nós temos um circulo de pessoas que nos cercam, todos nós temos família, amigos, colegas de trabalho, colegas de Escola, faculdade, curso, todos nós nos relacionamos com outras pessoas diariamente, consequentemente todos nós temos a oportunidade ser benção para o nosso próximo todos os dias. A evidência mais segura de que a benção do Senhor está sobre você é quando outras pessoas são abençoadas através da sua vida. As pessoas estão sendo abençoadas através da sua vida? Você consegue ver que tipo de benção as pessoas tem recebido através da sua vida? Deus tem sido glorificado através da sua vida de serviço ao próximo?
Só é possível ser uma benção para o próximo quando há obediência a Deus de sua parte. Ser benção para o próximo só acontece quando estamos debaixo da direção de Deus, no centro de sua vontade. Só podemos ser benção para o outro quando nos juntamos a Deus naquilo que Ele está fazendo. É impossível ser benção de Deus na vida do seu próximo se não existe submissão à vontade de Deus em sua vida. A primeira e maior benção é levar outras pessoas ao conhecimento de Deus através de sua vida, é levar outras pessoas a glorificar a Deus, e isso só possível se você tiver um relacionamento saudável com Deus. Todos os recursos que você tem e utiliza para abençoar as pessoas devem ter o propósito de glorificar a Deus, aproximando pessoas de Deus.
Esse é um grande desafio a todos nós: ser benção na vida do outro. Pois vivemos em uma época onde as pessoas estão buscando, desenfreadamente, os seus próprios interesses, buscando apenas o lucro para si. Existe também uma distorção sobre o que é benção, pois para muitos benção se resume a bens materiais. Para muitos, buscar a Deus significa buscar a suas mãos, ou seja, buscar aquilo que Ele pode dar materialmente, e somente isso. Para estes ser abençoado por Deus é ter recursos em abundância, ou seja, ter um carro não resolve, tem que ter mais que um; ter uma casa não adianta, tem que ter a casa da cidade, a casa da praia e a casa do campo; ter dinheiro para passar o mês não resolve, tem que ter dinheiro para garantir boas férias, uma boa aposentadoria, luxo. E o próximo onde fica em tudo isso? Depois que eu “ser completamente abençoado” ai sim eu poderei pensar no próximo e quem sabe dar algum tipo de ajuda para ele. Vivemos em uma sociedade completamente egocêntrica.
Como Ser Uma Benção Para o Meu Próximo?
1.    Você precisa ser obediente a Deus, você precisa buscar a Deus. Deus tem que ser o centro de sua existência e agradar a Ele deve ser o seu principal objetivo nessa vida. Depois de fazer isso, você deve levar outras pessoas a vivenciar essa obediência a Deus e essa busca de Deus. Ser benção para o próximo é leva-lo ao conhecimento de Deus e ao ato de glorificar a Deus.
2.    Você precisa refletir o caráter de Deus em sua vida amando os outros como a si mesmo, perdoando os outros, restaurando os relacionamentos quebrados, ajudando nas necessidades do seu próximo.
3.    Você precisa ajudar outras pessoas a chegarem à estatura do Varão perfeito, isto é, ajudar as pessoas a serem como Jesus Cristo. Isso você conseguirá exercendo os dons que Deus deu a você, você precisa se envolver ativamente no ministério em uma igreja, você precisa fazer parte do corpo e auxiliar o crescimento do corpo todo.
4.    Você precisa confiar e descansar em Deus e, depois disso, ajudar outras pessoas a confiar e descansar em Deus.

 

5.    Você precisa utilizar todos os recursos que Deus deu a você para ajudar a suprir as necessidades do seu próximo (se você tiver dúvida de quem é o seu próximo leia este post:  O Que É Amar O Próximo?).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *