AS MARCAS DO VERDADEIRO ARREPENDIMENTO

Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito. (2º Coríntios 7.10)
Paulo havia escrito uma carta para a igreja de corinto (2º Coríntios 2.4), carta esta que tinha levado ele ao arrependimento, pois nessa carta que havia escrito, ele tinha entristecido os coríntios, combatendo aquilo que havia de errado naquela igreja – todo o pecado conhecido. Entre o envio da carta e a resposta dos cristãos da igreja de corinto, Paulo se arrependeu, pois sabia que, a carta à igreja de corinto, havia entristecido eles, entretanto, com a resposta vinda da igreja de corinto, Paulo disse: “É verdade que a princípio me arrependi, pois percebi que a minha carta os entristeceu, ainda que por pouco tempo. Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento”. (2º Coríntios 7:8-9) Embora o próprio Paulo tenha ficado aflito e até mesmo se arrependido pelo entristecimento da igreja de corinto, agora com os resultados, não há mais arrependimento, mas sim alegria, pois Deus havia usado a carta do Apóstolo Paulo e tinha entristecido a igreja de corinto de forma que toda igreja se arrependeu de seus pecados. Continuar lendo

A INTOLERÂNCIA DA TOLERÂNCIA – Parte 2

Ser tolerante, aceitar opiniões das quais discorda sem, com tudo, concordar com essas opiniões, é uma marca do cristianismo que durará até a volta de Cristo. Olhemos para Deus, veja quantas coisas reveladas nas Escrituras que Ele discorda, mas que, no entanto tolera. E esse “tolerar de Deus” não significa que ele aceita todas as outras opiniões contrarias a sua vontade como se fossem igualmente validas, mas essa tolerância de Deus significa que, mesmo Deus discordando de outras opiniões existentes contrárias a sua vontade, ele permite que essas opiniões contrárias existam até o tempo determinado por Ele. Deus é tolerante com os sistemas contrastantes de pensamentos, até mesmo com aqueles que são contrários sobre o próprio Deus. No entanto, essa tolerância não é considerada como uma virtude, pois caso os seres humanos não se arrependam de seus pecados, eles perecerão. Deus está sendo tolerante a fim de levar pessoas ao arrependimento (Romanos 2.4). Continuar lendo